segunda-feira, 7 de julho de 2008

MUNDO INFECTADO

Lembro-me certa vez quando um aluno meu me fez a pergunta: ”Vírus de computador pode infectar pessoas?”. Alguns riram, mas não tinham certeza da resposta. Já se passaram um pouco mais de 5 anos quando esse diálogo aconteceu, mas ainda hoje tem gente que acha que vírus é vírus em qualquer lugar. As vezes vou atender alguns clientes para fazer manutenção nos seus computadores e descubro que o PC está infectado de malwares, spywares, trojans, cookies maliciosos e por ai vai. Mas você pode está se perguntando: Mas o que danado é isso tudo? Tudo isso nada mais é do que variedades de vírus que nos dias atuais rodam a internet. Segundo o Wikipédia vírus seria “um programa ou instrução de máquina que visa prejudicar o próprio usuário ou a terceiros”.
Desde 1986 quando descobriram o primeiro vírus na época chamado de “Brain” até os dias atuais na era dos cookies maliciosos e seus derivados. Chegamos a valores absurdos de mais de 150.000 tipos de vírus para computador. Um detalhe importante nisso tudo é que a grande maioria dos vírus e seus derivados entram no PC do usuário com a sua permissão através de sistemas de bate papo(MSN e outros), comunidades virtuais como o Orkut e sites pornográficos. E mais, tem surgido uma nova onda de infecções a moda antiga. Como assim a moda antiga? Antigamente era comum pegar-se vírus através de disquetes, hoje se infecta por pen drives e seus derivados. Vou mais além, está surgindo a cada dia mais os vírus de celular,isso mesmo !! Tomem cuidado, nesse momento alguém pode estar usando o seu celular via Bluetooth gastando seus créditos.
O que será que vem pela frente? Um mistério tenebroso nos cerca nesse mundo dos vírus. Um detalhe importantíssimo, computadores que não usam o sistema operacional Windows não estão preocupados com tudo isso afinal, os vírus só fazem estragos no Windows em sistemas operacionais como o Linux e suas várias distribuições, não se contagiam. Uma vez ou outra se houve falar de vírus para Linux, mas nada grave. Resumindo, pagamos caro para termos o Windows, existem coisas melhores, mas somos escravizados a usar o Windows e suas versões.
Segue abaixo links para downloads de alguns antivírus gratuitos. É certo de que eles não são os melhores que existem, mas são eficientes e a maioria é leve. Uma coisa é certa, antivírus ruim é aquele que não é atualizado portanto, atualize-o sempre.

AVG Anti-Virus Free 8.0.138

Avast! Home Edition 4.8.1201.80611

Avira AntiVir Personal Edition Classic

OBS: TODOS OS PROGRAMAS ESTÃO LINKADOS AO SITE BAIXAKI

Nenhum comentário: